Nova praga ataca pastagens do Acre - SBA1 | Sistema Brasileiro do Agronegócio figure.image { margin: 5px 10px; } .texto-noticia img { margin: 5px 10px; } 1i431f

Nova praga ataca pastagens do Acre 4k4r3j

Conhecida como pulguinha-do-arroz ataca plantas no início do desenvolvimento 2s38e

23/12/2020 às 17:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os relatos de produtores sobre os danos causados por uma nova praga nas lavouras no Acre tem sido frequentes em várias cidades. Conhecida como pulguinha-do-arroz, a praga é um besouro de formato arredondado, liso, preto e brilhante que ataca plantas no início do desenvolvimento de várias cultivares. Em 1996, foi identificado pela primeira vez no estado, e desde 2014 os relatos são mais recorrentes.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Rodrigo Santos, o inseto se alimenta de várias espécies vegetais, como cana-de-açúcar, milho, trigo e arroz. A pulguinha-do-arroz adulta remove o tecido da epiderme, o que causa manchas esbranquiçadas nas folhas, um dano severo que pode causar a morte da forrageira, enquanto as larvas ficam no solo alimentando-se das raízes.

Os danos causados nas pastagens podem ser da morte de algumas plantas até a perda total da semeadura. Por ser uma praga nova, ainda não há estratégia de controle bem definida, nem produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mas existem técnicas que podem ser utilizadas para diminuir o ataque.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Maurício de Andrade, o produtor deve monitorar o pasto que está sendo reformado, durante as primeiras semanas após o plantio,  para observar se há sintomas de ataque para identificação da praga.

Informações e foto de capa por Embrapa


Últimas Notícias 1r6d33