Além das baixas temperaturas, que trouxeram perdas a vários produtores do Centro-Sul do Brasil, os últimos dias também foram de tempo bastante seco em diversas regiões do país. Só no Centro-Oeste, inúmeras cidades registraram recorde de baixa umidade relativa do ar, como em Campo Grande (MS), que teve o menor valor registrado dos últimos 21 anos - 9%. E a tendência não é de mudanças para este cenário nos próximos dias, segundo a empresa Climatempo.
Em toda a região Sudeste, o tempo vai ficar firme com temperaturas em elevação nesta sexta-feira (23). Em Presidente Prudente (SP) e São José do Rio Preto (SP), as temperaturas máximas podem ficar perto dos 30 graus durante o fim de semana. Na cidade de Belo Horizonte (MG), há 49 dias não há registro de chuva significativa, e no estado mineiro a umidade do ar vai despencar, especialmente no oeste do estado e na região do triângulo, onde os índices ficam abaixo dos 20% nas horas mais quentes do dia.
No estado do carioca, o sol vai marcar presença em todas as áreas, incluindo a região do litoral e não há expectativa para chuva. Já no Espírito Santo, os próximos dias também serão de temperaturas em elevação, mas a chuva deve chegar ao estado a partir deste domingo (25), em forma de pancadas isoladas.
Na região Sul, a previsão é de temperaturas um pouco mais agradáveis nos próximos dias. As geadas só devem ser observadas no planalto paranaense, e ao norte do estado, a umidade relativa do ar volta a cair. No domingo (25), a chuva vai retornar ao sul do estado gaúcho, já se preparando para a frente fria que está por vir e deve espalhar precipitações pelo Centro-Sul.
Do outro lado do país, o tempo vai fechar em algumas áreas. Na região Nordeste, os ventos úmidos que vem do mar vão manter a chuva pelo litoral da região, os maiores acumulados vão atingir as áreas entre o recôncavo e o litoral norte da Bahia. Nas outras áreas costeiras a chuva vai ser bastante pontual. Entre o norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, pancadas de chuva com trovoadas são esperadas ao final do dia, os maiores acumulados serão no estado de Roraima.
Veja mais informações no AgroClima.
VIDEO
Foto da capa: Climatempo