Ministro Fávaro recebe presidente da Conab para anúncio de supersafra histórica no Brasil - SBA1 | Sistema Brasileiro do Agronegócio figure.image { margin: 5px 10px; } .texto-noticia img { margin: 5px 10px; } i3e24

Ministro Fávaro recebe presidente da Conab para anúncio de supersafra histórica no Brasil c1kj

Produção de grãos deve alcançar 328,3 milhões de toneladas, impulsionada pelo aumento na colheita de soja, milho e arroz 3j4u5t

14/03/2025 às 10:14 atualizado por Laura Diaz - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta quinta-feira (13), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que apresentou o 6º levantamento da Safra 2024/2025. O estudo aponta para uma supersafra histórica no Brasil, com previsão de produção de 328,3 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 10,3% em relação à safra anterior, o que representa um acréscimo de 30,6 milhões de toneladas a serem colhidas.

Para o ministro Carlos Fávaro, o resultado reflete a eficiência e o empenho do governo do presidente Lula, que, mesmo diante de limitações orçamentárias, lançou o maior Plano Safra da história. “O levantamento da Conab comprova que o Brasil está colhendo os frutos do esforço e dedicação dos nossos produtores rurais. Isso permitirá que os preços dos alimentos se mantenham em um patamar ível à população brasileira, além de consolidar o país como um grande provedor de alimentos para o mundo, promovendo a paz e a segurança alimentar global”, destacou Fávaro.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, enfatizou o crescimento expressivo na área plantada, que deve alcançar 81,6 milhões de hectares, um aumento de 2,1% em relação à safra anterior. O destaque é para a produção de arroz, que registrará a maior área plantada dos últimos sete anos. “A estimativa de produção de arroz é de 12,1 milhões de toneladas, um crescimento de 14,3% em comparação com a safra ada. A área plantada será de 1,7 milhão de hectares, um aumento de 6,5%. Com a entrada da safra no mercado, a tendência é de queda nos preços pagos aos produtores”, explicou Pretto.

O resultado positivo da Safra 2024/2025 reforça o papel estratégico Mapa e da Conab na garantia do abastecimento de alimentos no Brasil. A atuação conjunta das instituições, aliada ao apoio aos produtores rurais e à implementação de políticas públicas eficientes, tem sido fundamental para o aumento da produção agrícola, a estabilidade dos preços e a segurança alimentar da população brasileira.

e o 6º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 aqui.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária


Últimas Notícias 1r6d33