Cenário de inflação de curto prazo segue adverso, afirma Copom, em ata - SBA1 | Sistema Brasileiro do Agronegócio figure.image { margin: 5px 10px; } .texto-noticia img { margin: 5px 10px; } 5an5i

Cenário de inflação de curto prazo segue adverso, afirma Copom, em ata 5pn6i

Na semana ada, o colegiado elevou a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% 3ye1

13/05/2025 às 09:11 atualizado por Cícero Cotrim, Célia Froufe e Eduardo Rodrigues - Estadão | Siga-nos no Google News
:

O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou, na ata da sua última reunião, que o nível dos núcleos do IPCA tem se mantido acima do nível compatível com o atingimento da meta "há meses", reforçando a interpretação de que a inflação corrente tem sido pressionada pela demanda.

 

"O cenário de inflação de curto prazo segue adverso", destacou o comitê, no documento que foi publicado nesta terça-feira. Na semana ada, o colegiado elevou a taxa básica de juros de 14,25% para 14,75%.

 

O Copom destacou que a inflação de serviços - cuja inércia é maior - continua acima do nível compatível com o cumprimento da meta de inflação, em um contexto no qual o hiato do produto é avaliado como positivo.

 

Enquanto isso, a depreciação do câmbio pressionou preços e margens, o que já tem se refletido em aumento nos preços no atacado e, agora, no varejo. Já os preços de alimentos permanecem elevados e devem se propagar para outros itens no médio prazo, diante dos mecanismos inerciais da economia, destacou o Copom.


Últimas Notícias 1r6d33