As exportações de carne bovina e suína atingiram novo recorde em setembro. Segundo informações do Comex Stat (Serviço de Estatísticas do Comércio Exterior), divulgadas nesta semana, o embarque total de carne bovina chegou a 229,2 mil toneladas, um aumento de 0,3% em relação a agosto e de quase 5% em comparação com setembro de 2021. Quanto à carne suína, o volume somou 310 mil toneladas, um incremento de 16,5% sobre o trimestre do ano anterior.
Os dados apontam que, no acumulado dos primeiros 9 meses deste ano, os embarques de carne bovina totalizaram 1,711 milhão de toneladas, crescimento de 13,9% sobre o mesmo período de 2021. O volume médio projetado para o restante do ano é de 2,281 milhões de toneladas para 2022. Caso a estimativa seja alcançada, o crescimento das exportações será 22% superior ao do ano ado.
Com relação à carne suína, o total acumulado até setembro aponta queda de 5% na comparação com o mesmo período do último ano. O histórico sinaliza que uma reversão desse índice negativo será difícil, a não ser que o volume do 4º trimestre supere as 310 mil toneladas alcançadas neste terceiro período.
Com informações do PecSite e SuiSite
Foto capa: Agência Brasil
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista